terça-feira, 22 de setembro de 2009

Transportes de Membranas

Para entendermos um pouco melhor as características da Parede celular e Membranas citoplasmáticas das bactérias, vamos relembrar conceitos importantes sobre Transportes de Membranas.


Movimentos através das membranas celulares

É a membrana celular que mantém a integridade da célula
A membrana separa o meio intracelular do meio extracelular e permite a passagem de substâncias em ambos os sentidos, passagem essa que difere de substância para substância.
O modo de como a substância atravessa a membrana plasmática depende da dimensão das partículas, da afinidade dos líquidos, do estado de ionização e da permeabilidade apresentada pela membrana à determinada substância.

Segundo estes fatores, existem diferentes tipos de transportes transmembranares:
· Transportes Não Mediados – Difusão Simples (ex.: Osmose)
· Transportes Mediados – Difusão Facilitada; Difusão Ativa.

Nos transportes não mediados temos a Difusão Simples, onde temos a passagem da substância (do soluto) do meio mais concentrado para o meio menos concentrado. Este transporte é a favor do gradiente de concentração e não requer mobilização de energia. É um transporte passivo e há a ocorrência de difusão de partículas graças à agitação térmica. Neste transporte não existem moléculas transportadoras.


A Osmose é um caso particular da Difusão Simples. Ao contrário desta, a Osmose retrata a passagem de água através de membranas seletivamente permeáveis. Este processo não envolve mobilização de energia e o fluxo de água é dado sempre do meio com menor concentração em soluto (hipotônico – menor pressão osmótica) para o meio com maior concentração em soluto (hipertônico – maior pressão osmótica).

Osmose



Na Difusão Facilitada temos a passagem de soluto do meio com maior concentração para o meio com menor concentração, ou seja, a favor do gradiente de concentração, mas esta passagem é feita com a intervenção de proteínas transportadoras (permeases).
Difusão facilitada

No Transporte Ativo (ou Difusão Ativa) temos a deslocação do soluto do meio com menor concentração para o meio com maior concentração (contra o gradiente de concentração) que para além de necessitar da intervenção de permeases, necessita também da intervenção de energia (ATP).


Difusão ativa

http://www.notapositiva.com/pt/trbestbs/biologia/10osmose.htm

Após a leitura desta matéria, confira as características de Parede Celular e Membrana Citoplasmática das bactérias. (Postagem abaixo)
Espero que este resumo ajude um pouco na compreensão do assunto.

Ainda em dúvida?



Acessem o recurso “Aprendendo por osmose”, disponível no Portal do Professor.Este recurso apresenta várias informações a respeito dos termos: osmose, hipertônico, hipotônico, isotônico, bem como apresenta diversas tarefas relacionadas às concentrações de meios intra e extra-celulares.


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9560/osmose.swf

Nenhum comentário: