segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Súplica




Hoje dia 21 de setembro e comemoramos o dia da árvore mas, será que temos o que comemorar?


O desmatamento ainda é grande em nosso país, confira algumas matérias:



NA AMAZONIA:


No sul do Amazonas, mais de 700 toras cortadas ilegalmente são apreendidas
Volume equivale a 150 caminhões carregados.Angelim, cedro, ipê e jatobá estão entre espécies encontradas.
Em Santo Antônio do Matupi, distrito no sul do município de Manicoré (AM), foram apreendidas na última semana mais de 730 toras de espécies como angelim, cedro, cumaru, ipê, jatobá, maçaranduba, entre outras.
Ao todo, foram encontrados aproximadamente 1.700 metros cúbicos de madeira em tora e 342 metros cúbicos de madeira serrada.


A madeira extraída ilegalmente estava espalhada por trinta pontos do distrito. (Foto: Divulgação/Ibama)

Do Globo Amazônia, em São Paulo G1


NO CERRADO:


O Brasil desmata uma área de cerca de 20 mil quilômetros quadrados de cerrado a cada ano, o dobro do que é desmatado na Amazônia, disse nesta quinta-feira (10) o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, segundo a Agência Brasil.
A constatação é parte de um estudo do MMA que conclui que a degradação do cerrado é responsável pelo mesmo nível de emissões de gás carbônico que a floresta amazônica.
Minc anunciou a abertura de consulta pública para o PPCerrado (Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado), que vai coordenar e executar iniciativas que visam à redução do desmatamento na região.
O ministro defendeu a aprovação da proposta de emenda à Constituição que transforma em patrimônios nacionais o cerrado e a caatinga, e tramita há 14 anos. “É importantíssimo que estendamos o monitoramento do desmatamento também a outros biomas, como a Caatinga, o Pantanal e o Pampa”, afirmou Minc.

MATA ATLÂTICA:


Estudo divulgado nesta terça-feira (26) setembro de 2009, mostra que, entre 2005 e 2008, em dez estados brasileiros avaliados, foi desmatada uma área de Mata Atlântica equivalente a cerca de dois terços do tamanho da cidade de São Paulo. Segundo o estudo, 1029,38 km² de mata foram desmatados no período considerado. As informações foram levantadas pela Fundação SOS Mata Atlântica em conjunto com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Segundo o relatório Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, a área original da mata no Brasil era de 1,315 milhão de km², distribuída em 17 estados (PI, CE, RN, PE, PB, SE, AL, BA, ES, MG, GO, RJ, MS, SP, PR, SC e RS). As informações mostram que esta área atualmente é de 102.012 km², o que significa que a extensão do bioma foi reduzida a 7,91% de seu território original. Essa porcentagem totaliza fragmentos de mata acima de 1km², e tem como base remanescentes florestais de 16 dos 17 estados em que há Mata Atlântica.
Se forem incluídos os fragmentos acima de 0,03km², o estudo mostra que a área de Mata Atlântica remanescente totaliza 11,41% da cobertura original.
O estudo divulgado pela Fundação SOS Mata Atlântica não analisou dados do desmatamento no Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, em Pernambuco, na Paraíba, em Sergipe e Alagoas.
Do G1, em São Paulo


SÚPLICA DE UMA ÁRVORE

Tu, que passas e levantas contra mim o teu braço, antes de fazer-me o mal, olha-me bem.Eu sou o calor do teu lar nas noites frias de inverno.Eu sou a sombra amiga que te protege contra o sol de dezembro.Meus frutos saciam tua fome e acalmam tua sede.Eu sou a viga que suporta o teto de tua casa, e a cama em que descansas.Sou o cabo das tuas ferramentas, a porta de tua casa.Quando nasces, tenho a madeira para o teu berço, quando morres, em forma de ataúde ainda te acompanho ao seio da terra.Sou ramo de bondade e flor de beleza.Se me amas como mereço, defende-me contra os insensatos.



Pessoal vamos ajudar nosso planeta nossa casa nossa alma.
Plante árvores onde se faz necessário ou ainda em sua casa mesmo.

Se você não possui local para plantar uma árvore, plante quantas quiser on line pelo CLIKARVORE.

Nascido de uma parceria entre a Fundação SOS Mata Altântica, o Instituo Ambiental Vidágua e o Grupo Editorial Abril, o projeto Clickarvore busca promover a arrecadação de fundos para o plantio de árvores nativas nas áreas devastadas da Mata Atlântica brasileira.
Para cooperar é muito simples. Basta acessar o site http://www.clickarvore.com.br/ e clicar no link Plantar. Cada clique gerado pelos usuários é revertido em uma muda de árvore, custeada por uma das empresas patrocinadoras. Até o momento, já foram doadas mais de 18 milhões de mudas. Fonte: Revista Bianchini

Nenhum comentário: