sexta-feira, 3 de abril de 2009

IBAMA


Ibama lança campanha ambiental na mídia


Brasília (03/04/2009) - Em comemoração aos seus 20 anos de criação, o Ibama lançou campanha educativa com um filme publicitário de 30” e três spots (anúncios para rádio), que tem como slogan “Cuidar do meio ambiente todo mundo pode”. Em todo o país, os cidadãos estão assistindo ao filme e ouvindo os anúncios, pois emissoras de TV e de rádio já iniciaram a veiculação da campanha em horário destinado à utilidade pública.
As peças da campanha estão disponíveis no site www.ibama.gov.br/sala-imprensa/documentos/videos. Os spots estão com o nome Spot - Campanha Educativa - Ibama 20 anos - Tema: Água, Spot - Campanha Educativa - Ibama 20 anos - Tema: Madeira Legal, Spot - Campanha Educativa - Ibama 20 anos - Tema: Poluição, e, o vídeo, Campanha 20 anos Ibama - “Todo mundo pode”. Eles podem ser utilizados gratuitamente por qualquer emissora de televisão ou de rádio e também por qualquer interessado.
A campanha é uma criação da agência Propeg, contratada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República - Secom. O objetivo da ação é conscientizar a população para a prática de ações sustentáveis no dia-a-dia, mostrando que pequenas mudanças de atitude ajudam a melhorar a qualidade de vida.

O filme, feito em animação digital, mostra pessoas como super-heróis no combate ao desmatamento da floresta, à poluição dos rios e à do ar. Depois, indica ações que cidadãos comuns podem ter, como comprar madeira legal, evitar o desperdício de água e regular o carro. Apesar de simples, são medidas fundamentais no cuidado com o meio ambiente. “Adotamos uma linguagem lúdica, fantasiosa e divertida para chamar a atenção das gerações mais novas para um problema muito sério, que diz respeito ao futuro do planeta e à preservação dos recursos naturais”, resume o diretor de criação da Propeg, Cláudio Leite.

Os três spots também têm duração de 30” cada um. Eles seguem a mesma linha do filme ao mostrar que, sozinho, o cidadão não consegue acabar com o desmatamento, com a poluição dos rios ou do ar, mas pode, com pequenas atitudes, evitar o desperdício de água limpa, diminuir emissão de gases poluentes e comprar madeira legal.

Em um deles, aparece a conversa entre mãe e o filho que está há mais de dez minutos no chuveiro. Ele tenta prolongar o banho. Ela responde que “desse jeito o futuro do planeta acaba escorrendo pelo ralo”.

No outro spot, o atendente da Madeireira Corta Tudo faz uma oferta, prontamente negada pelo cidadão que buscava orçamento para sua obra e queria comprar madeira legal. “Olha, chefia, tem uma opção que você paga menos…” O comprador reage: “sei, sei, eu pago menos agora e os meus filhos pagam mais depois”.

No último anúncio, quem tenta dar um “jeitinho” é o dono de um carro que está na oficina. O mecânico avisa da necessidade de troca de algumas peças, pois o carro está poluindo muito. “Se o carro tá andando, fica do jeito que está”, responde o dono, que ouve do mecânico indignado: “e como fica o planeta quando o efeito estufa aumentar?”.
O Ibama é o órgão federal responsável pela fiscalização, proteção e qualidade ambiental, licenciamento e autorização de uso dos recursos naturais, e, dentre suas atribuições, está a educação ambiental.

Para mais informações:
Assessoria de Comunicação do Ibama

(61) 3316-1015
ascom.sede@ibama.gov.br

Um comentário:

Danielle disse...

achei muito interessante asa relações harmônicas das abelhas. Quem dera os seres humanos fossem assim...