quinta-feira, 13 de março de 2008

ACENDENDO A LUZ PARA NAMORAR...


Com certeza todos nós já brincamos algum dia com vaga-lumes ou apenas os observamos espantados: “como pode um besourinho acender?”.
Pois é a natureza é fantástica


Acende por quê?

Como meu filho sempre fala, “tem que ter motivo!”.

E Tem.
O principal é chamar a atenção de sua parceira, então o vaga-lume acende sua "lanterna biológica".
É isso mesmo ele quer aparecer para poder arrumar uma namorada, quem é que não faz isso?
Claro que de maneira diferente, mas, todo ser vivo de alguma maneira faz algo para impressionar um possível parceiro.









A intensidade, a velocidade e a freqüência dos flashes variam de acordo com a espécie. As cores de suas lanternas oscilam do verde-amarelado ao laranja, passando pelo vermelho, a este fenômeno chamamos de bioluminescência.

Marcio Costa
http://bbb-blog-biologico-brasil.blogspot.com/


Bioluminescência
Bioluminescência é a emissão de luz visível pelos organismos vivos para fins comunicativos. É encontrada em bactérias, fungos, algas, celenterados, anelídeos, artrópodes e peixes.

No Vaga-lume, a luz acende pela combinação de quatro fatores: o oxigênio, a energia armazenada nas moléculas de ATP, ou trifosfato de adenosina (uma importante substância presente nas células de todos os seres vivos), a ação de uma enzima catalisadora, conhecida como luciferase, e a presença de um combustível chamado luciferina. O oxigênio, enviado aos fotócitos, passa a reagir com a luciferina e com a enzima luciferase. Da reação entre essas duas substâncias surge a oxiluciferina no estado fluorescente, que libera energia na forma de luz.

A reação química que faz a emissão de luz é interessantíssima. Além do fato de ser algo que chame nossa atenção, é também interessante que 90 a 96% da energia produzida é convertida em luz, e somente de 4 a 10% é convertida em calor, o inverso de uma lâmpada comum!




Curiosidade:
Por que o nome luciferase?
Luciferase vem de lucífero (Do Lat. Luciferu) que quer dizer: Que dá ou trás luz.
http://www.priberam.pt/dlpo/defini. aspx

São também conhecidos como pirilampos.

Saiba mais...
http://www.ucs.br/ccet/defq/naeq/material_didatico/textos_interativos_26.htm
http://www.lifesci.ucsb.edu/~biolum/
Http://lifesci.ucsb.edu/ ~ biolum/forum/vviviani2.html
http://www2.unibo.it/isbc/ Http://www2.unibo.it/isbc/



Distribuição no Brasil

O Brasil abriga a maior diversidade de insetos luminescente no globo. They are mostly fireflies, click beetles and railroad worms among other groups. Eles são na sua maioria, besouros e vermes entre outros grupos. About 500 species have been described, but a much greater number remain to be described. Cerca de 500 espécies foram descritas, mas um número muito maior ainda de ser descritas. Unfortunately, this biodiversity is quickly disappearing together with our forests. Infelizmente, essa biodiversidade está desaparecendo rapidamente em conjunto com as nossas florestas.

Os vaga-lumes podem viver de seis meses a um ano.


PARA IDENTIFICAR AS FAMÍLIAS

Lampirídeos: são conhecidos como pisca-pisca, a luz deles está no abdômen. O estágio larval dura cerca de um ano e a fase adulta, apenas um mês.

Elaterídeos: são os besouros tec-tec, possuem duas lanternas no tórax, de cor esverdeada, parecem dois olhos. Uma outra luz mais amarelada fica entre o tórax e o abdômen. A larva se alimenta de insetos, vive até dois anos, e o adulto, até dois meses.

Fengodídeos: são as larvas trenzinho, possuem pares de lanternas ao longo do dorso (geralmente verde-amarelo) e uma lanterna na cabeça (verde, amarela, laranja ou vermelha, dependendo da espécie). As larvas fêmeas têm a luz mais desenvolvida. A família é mais rara, ocorre só na América do Sul. A larva se alimenta de piolhos-de-cobra, vivem dois anos e o adulto, em média, uma semana.
http://www.premioreportagem.org.br


Círculo Vicioso

Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume:"Quem me dera que eu fosse aquela loira estrela que arde no eterno azul, como uma eterna vela!"Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:"Pudesse eu copiar-te o transparente lume,Que, da grega coluna à gótica janela,Contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela"Mas a lua, fitando o sol com azedume:"Mísera! Tivesse eu aquela enorme, aquelaClaridade imortal, que toda a luz resume"!Mas o sol, inclinando a rútila capela:Pesa-me esta brilhante auréola de nume...Enfara-me esta luz e desmedida umbela...Por que não nasci eu um simples vaga-lume?"...

Machado de Assis

Nenhum comentário: