terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Chororô




“Eu vou chorarrr lágrimas de crocodilooo, vou inundar o seu umbigooo”
Trecho de música de João Penca e seus miquinhos amestrados

È música antiga, mas até que era legal...

Bom vamos deixar a nostalgia de lado e vamos ao que interessa.

Todo ser humano já chorou, aliás assim que nasce já abre um maior berreiro devido ser retirado de seu aconchego uterino para então vir ao nosso mundo, diversos fatores podem explicar esse choro, calor ou frio, demasiada luminosidade, ruído ambiental, etc. Trata-se de uma fase de adaptação à vida extra-uterina.

E o que é produzido com esse choro, além de muito barulho?

R: Lágrimas

Obs: Não é só o choro que produz lágrimas, alguns outros fatores podem produzí-las, como por exemplo um bocejo, fatores ambientais, alergias e etc.
Ok então, vamos entender um pouquinho mais sobre o sistema que produz a lágrima.

O SISTEMA LACRIMAL

O sistema lacrimal ou aparelho lacrimal engloba as glândulas lacrimais e as vias de drenagem da lágrima para o nariz.
Cada olho possui um par de glândulas lacrimais, atrás e ao lado do olho. As glândulas lacrimais secretam fluido lacrimal, uma solução de água e sais, cuja função é umedecer o olho. Quando há excesso de fluido, como acontece em fortes emoções, acontece o choro, onde o excesso de fluido escorre nos dutos nasolacrimais, que levam este excesso ao nariz.
Foto do Sistema Lacrimal


 Foto do Ponto lacrimal inferior em evidência.

A lágrima ou fluido lacrimal é um líquido composto de água, sais minerais, proteínas e gordura, produzido pelas glândulas lacrimais (do sistema lacrimal) nas pálpebras superiores do olho humano para lubrificar e limpar o olho. É produzido em grande quantidade quando alguém chora.
Funcionamento do sistema lacrimal
A glândula lacrimal fabrica a maior parte da lágrima que banha o olho. No canto interno da pálpebra (próximo ao nariz) existem um orifício e um canal que levam a lágrima já usada para o nariz. A lágrima serve para limpar, facilitar o ato de piscar e nutrir o olho.
O aparelho lacrimal consta da glândula lacrimal, glândulas acessórias, canalículos, saco lacrimal e canal naso lacrimal. A glândula lacrimal é uma glândula secretora de lágrima localizada na órbita. As lágrimas passam sobre a córnea e conjuntiva, umidecendo a superfície destas estruturas.
Elas escoam nos canalículos lacrimais através dos pontos lacrimais, aberturas arredondadas de cerca de 0,5mm de diâmetro na porção medial das bordas das pálpebras.
Os canalículos têm cerca de 1 mm de diâmetro e 8 mm de comprimento e se juntam para formar um canalículo comum antes de desembocar no saco lacrimal.
O saco lacrimal é a parte dilatada do sistema de escoamento lacrimal que se situa na fossa do osso lacrimal.
O canal nasolacrimal é a continuação para baixo do saco lacrimal. Todo o sis­tema para escoamento lacrimal é revestido de epitélio. As lágrimas penetram nos pontos lacrimais por efeito de capilaridade. As forças combinadas de atração capilar nos canalículos, gravidade e ação de bombeamento do músculo orbicular palpebral no saco lacrimal, mantém a continuidade do fluxo das lágrimas no canal naso lacrimal para o nariz e nasofaringe.

QUER PRODUZIR LÁGRIMAS RAPIDINHO?
CORTE UMA CEBOLA E VOCÊ FARÁ SEU SISTEMA LACRIMAL TRABALHAR, AGORA CUIDADO COM A FACA SE NÃO VAI CORTAR O DEDO E AÍ OUTROS SISTEMAS TAMBÉM TERÃO QUE ENTRAR EM AÇÃO.
E AÍ QUAIS SÃO ESSES SISTEMAS?
Bom vamos deixar isso para outra postagem...



Curiosidade
A expressão popular derramar lágrimas de crocodilo, usada para dizer que alguém chora sem razão ou por fingimento, surgiu de um fato que acontece com os crocodilos. Quando o animal come uma presa, ele a engole sem mastigar. Para isso, abre a mandíbula de tal forma que ela comprime a glândula lacrimal, localizada na base da órbita, o que faz com que os répteis lacrimejem.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%A1grima

Nenhum comentário: