segunda-feira, 27 de julho de 2009

Que bicão!

Notícia interessante do mundo animal.
Agradeço ao meu amigo Gilcinei por ter me enviado o link dessa notícia e mais uma vez usarei sua contribuição em meu blog, valeu Gil!
Bico de tucano funciona como ar condicionado, afirma pesquisa
Brasileiros e canadense mostram que órgão ajuda a dispersar calor.Função do apêndice, o maior de todas as aves, era misteriosa.

Não existe nada mais chamativo do que o amarelo-vivo de um bico de tucano, mas o que realmente importa está debaixo da "pintura" vistosa do apêndice: vasos sanguíneos. Uma rede sofisticada de artérias e veias que, conforme acaba de demonstrar um trio de pesquisadores, dois dos quais brasileiros, ajuda o bicho a liberar o excesso de calor de seu corpo, como uma forma biológica de ar condicionado. Depois de séculos especulando sobre a possível função desse órgão tão peculiar, os cientistas finalmente parecem ter chegado a uma resposta sólida.

Foto: http://www.flickr.com/photos/36483299@N00/242929605/

O bicão do tucano-toco preenche todos os requisitos para funcionar como um radiador termal, ou "ar condicionado" biológico: tamanho avantajado, grande presença de vasos sanguíneos (ou vascularização, como se diz) e contato direto com o ambiente.

Esses mesmos requisitos são preenchidos, por exemplo, pelas orelhas dos elefantes, cujo tamanhão, sabe-se há tempos, deve-se à função de dispersor de calor. O princípio é simples: a grande quantidade de sangue circulando, em contato indireto com o ar, faz com que o calor escape com facilidade para o ambiente.

Desde o princípio

Andrade é cauteloso ao abordar a origem da função "condicionador de ar" do bico. "A gente só está analisando a função atual. Para mim é uma função secundária de algo que já existia, embora seja muito importante. Do contrário outras aves, como as que vivem em ambientes polares e desérticos e precisam lidar com regulação térmica, também teriam desenvolvido essa estratégia", diz ele. O biólogo lembra que o bico também é importante para caçar (sim, tucanos podem ser carnívoros às vezes) e poderia funcionar como uma espécie de aviso visual, do tipo "não mexa comigo", para predadores.
O tucano-toco é sem dúvida o mais popular de todos, mas existem várias outras espécies de tucanos. Será que todas adotaram o sistema? "Temos planos de verificar isso, mas eu creio que sim", diz Andrade.
A pesquisa está na revista especializada americana "Science" desta semana.


Pesquisadores , Denis Andrade, Augusto Abe (ambos do Departamento de Zoologia da Unesp de Rio Claro, no interior paulista) e Glenn Tattersall (da Universidade Brock, no Canadá).

Quer ler a notícia na íntegra? Acesse : http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1240730-5603,00.html





Nenhum comentário: