sexta-feira, 13 de junho de 2008

CrBio nega registro para cursos EAD.

10/06/2008 - 19h57 - Atualizado em 11/06/2008 - 10h54

E agora?

Registro Licenciatura x Bacharelado.

O que entendi é que os cursos de licenciatura não precisam de registro nos CrBio porém, bacharelado sim.

Tirem suas conclusões.

Aí vai a última notícia:

Retirado de: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL596414-5598,00-PARA+MEC+VETO+A+REGISTRO+DE+BIOLOGO+NAO+TEM+BASE+LEGAL.html

10/06/2008 - 19h57 - Atualizado em 11/06/2008 - 10h54
Para MEC, veto a registro de biólogo não tem base legal
Presidente de conselho reagiu à declaração do ministro da educação.Conselho de Biologia afirma ter autonomia para regular a profissão.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (10) que a decisão do Conselho Federal de Biologia (CFBio) de vetar a concessão de registro profissional aos biólogos formados em cursos a distância "não tem amparo legal".

"Não vejo justificativa para o CFBio negar o registro. Para o MEC (Ministério da Educação), o que faz sentido é a qualidade do ensino. A estratégia de como ensinar compete à instituição", declarou, após a posse dos novos conselheiros do Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília.
A presidente do Conselho Regional de Biologia da 2ª Região (CRBio-2), que abrange Rio e Espírito Santo, Fátima Cristina Inácio de Araújo, reagiu à declaração. Cristina afirmou que o MEC "tem de respeitar a autonomia" do CFBio para regular a profissão. "Temos amparo legal, sim. O MEC tem autonomia para criar cursos, e o conselho também deve ter. Quem regula a profissão somos nós" disse.
Segundo ela, o que está em discussão não é a qualidade dos cursos, e sim a legislação. Cristina recorreu a uma lei que completará 29 anos em setembro para justificar a resolução de 9 de maio que vetou a concessão de inscrição. É a Lei 6.684, sancionada em 3 de setembro de 1979 pelo então presidente João Baptista Figueiredo, que regulamentou a profissão de biólogo e criou os CRBios e o CFBio.
"A finalidade do ensino a distância é suprir a licenciatura. Quero saber se existe medicina a distância. Daqui a pouco, empresas não vão querer aceitar biólogos, e não poderemos ser responsabilizados", disse a presidente do CRBio-2. "Não entro no mérito da qualidade. Sou professora universitária de cursos presenciais, e a figura do professor é importante, pela vivência. Sou favorável a cursos a distância para aperfeiçoamento. Mas, na área de ciências biológicas, 90% é campo", alegou.

Abed
Para o presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), Fredric Litto, a alegação da presidente do CRBio-2 é "inverídica". "Uau, que briga! Evidentemente, ficamos com o ministro. O Brasil está tão atrasado na educação à distância porque existem pessoas com opiniões assim, retrógradas e nostálgicas, um tipo de avestruz que enfia a cabeça na areia, achando que a 'ameaça' vai desaparecer", declarou.

A presidente do Conselho Federal de Biologia (CFBio), Maria do Carmo Brandão Teixeira, foi procurada pela reportagem, mas uma secretária informou que ela estava "incomunicável, em trabalho de campo", e só retornaria a Brasília na sexta-feira.

Nenhum comentário: